O plantão eletrônico online é a nova ferramenta anunciada pelo Registro de Imóveis do Brasil. Com ela é possível agendar o atendimento presencial nos cartórios de todo o país ou realizar a reunião em uma sala virtual.
A atualização do procedimento prestados foi pensado para facilitar a comunicação entre cartórios de registro de imóveis e seus usuário, evitar aglomerações nos locais físicos e não parar o oferecimento dos serviços durante a pandemia causada pelo novo coronavírus.
A plataforma, que está disponível no portal da organização.
Vale ressaltar que a reunião online, em formato de sala virtual, não é possível com todos os cartórios, somente com aqueles que foram habilitados.
Através da ferramenta, também é possível encaminhar documentos de forma totalmente online para os cartórios. Para tal, basta preencher o formulário disponível na página do plantão eletrônico.
Registro digital de imóveis
Este foi mais um dos serviços permitidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para ser realizado online.
O oferecimento do registro digitalmente tem o objetivo de não paralisar totalmente as atividades disponíveis em cartórios e tabeliães de notas em meio à crise da Covid-19.
A mudança também traz agilidade e conveniência aos usuários, mantendo a segurança jurídica necessária para os procedimentos.
Esses processos eletrônicos são regulamentados pelas corregedorias estaduais da justiça, o que justifica a variação das normas estabelecidas nas regiões.
Até o momento nove estados brasileiros estão oferecendo o serviço, entre eles: Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Outros estados ainda estudam a possibilidade e estão se adaptando às mudanças.
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